SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue03Das ciências instituídas às ciências ensinadas, ou como levar em conta a atividade didática na história das ciências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SAVIANI, Dermeval et al. Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.13-45. ISSN 2238-0094.

O texto apresenta a trajetória da Sociedade Brasileira de História da Educação (SB HE) desde sua criação, em 1999, até 2011. Inicialmente é feita a discussão sobre a formação do campo da História da Educação no Brasil e a apresentação dos primeiros grupos organizados de pesquisa, originados nos anos de 1980, que geraram as discussões seminais que permitiram a formação da SB HE. Em seguida, faz-se a apresentação do processo de criação da SB HE e dos princípios fundamentais que integram seus estatutos. Faz-se, ainda, a descrição das principais realizações da SB HE, envolvendo a organização dos Congressos Brasileiros de História da Educação, a edição da Revista Brasileira de História da Educação e de outras publicações mantidas pela Sociedade. Ao final, analisa-se as perspectivas que se abrem para as investigações histórico-educacionais no Brasil e a importância dos intercâmbios internacionais que vêm sendo implementados nos últimos anos e que contam com o estímulo da SBHE.

Keywords : Sociedades Científicas; História da Educação; Sociedade Brasileira de História da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )