SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Das ciências instituídas às ciências ensinadas, ou como levar em conta a atividade didática na história das ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SAVIANI, Dermeval et al. Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.13-45. ISSN 2238-0094.

O texto apresenta a trajetória da Sociedade Brasileira de História da Educação (SB HE) desde sua criação, em 1999, até 2011. Inicialmente é feita a discussão sobre a formação do campo da História da Educação no Brasil e a apresentação dos primeiros grupos organizados de pesquisa, originados nos anos de 1980, que geraram as discussões seminais que permitiram a formação da SB HE. Em seguida, faz-se a apresentação do processo de criação da SB HE e dos princípios fundamentais que integram seus estatutos. Faz-se, ainda, a descrição das principais realizações da SB HE, envolvendo a organização dos Congressos Brasileiros de História da Educação, a edição da Revista Brasileira de História da Educação e de outras publicações mantidas pela Sociedade. Ao final, analisa-se as perspectivas que se abrem para as investigações histórico-educacionais no Brasil e a importância dos intercâmbios internacionais que vêm sendo implementados nos últimos anos e que contam com o estímulo da SBHE.

Palavras-chave : Sociedades Científicas; História da Educação; Sociedade Brasileira de História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )