SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizaçõesA produção histórica de categorias de apreensão do aluno na educação portuguesa (1880-1900) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BELHOSTE, Bruno. Das ciências instituídas às ciências ensinadas, ou como levar em conta a atividade didática na história das ciências. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.47-61. ISSN 2238-0094.

O texto trata da relação entre ciência e educação na historiografia, problematizando a separação entre as duas atividades e realçando o papel da educação na atividade científica. Primeiramente, distingue a questão da contextualização histórica, que é amplamente aceita, da questão epistemológica, relacionada ao lugar da história da educação na história das ciências. Defende- se aqui a ideia de que a história da educação científica não é exterior à história das ciências. Critica-se a noção de transposição didática difundida por Chevallard, por reforçar a diferença entre conhecimento científico, de um lado, e, de outro lado, o conhecimento a ensinar ou ensinado. Por fim, argumenta que as ciências instituídas são palco de permanente reconstrução disciplinar e que os conhecimentos científicos não estão presos aos contextos sócio- culturais que permitiram seu surgimento.

Palavras-chave : Historiografia da Ciência; Educação Científica; Prática Científica; Transposição Didática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )