SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03A produção histórica de categorias de apreensão do aluno na educação portuguesa (1880-1900)A escola como lugar da não alegria em escritos literários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

LIMEIRA, Aline de Morais. Espaços mistos: o público e o privado na instrução do século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.99-129. ISSN 2238-0094.

Reconhecendo que, no Brasil, a separação formal entre as forças pública e particular exige ser problematizada, o objetivo deste trabalho é compreender melhor o arranjo daquelas forças em sua atuação na educação da segunda metade do século XIX. Para trabalhar a hipótese de imbricação entre um e outro domínio nos assuntos educacionais, foram investigados os processos de subvenção concedidos pelo Estado, entre os anos 1870 e 1880, aos colégios particulares da Corte Imperial, no intuito de promover o ensino primário aos meninos e meninas em “extrema pobreza”. Foram analisadas as fontes primárias que evidenciam os procedimentos impetrados, as autoridades envolvidas, as justificativas que garantiam, ou não, a aprovação daquelas subvenções, os valores demandados para os pagamentos e as pessoas que as reivindicavam. Com efeito, a reflexão permitiu pensar o sistema de regras do qual a subvenção fazia parte e os laços entre público e particular daí resultantes.

Palavras-chave : Império; Educação; Público; Particular; Subvenções.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )