SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Espaços mistos: o público e o privado na instrução do século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SANTANA, Jeová Silva. A escola como lugar da não alegria em escritos literários. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2011, vol.11, n.03, pp.131-151. ISSN 2238-0094.

O texto pretende abordar os conflitos inerentes às práticas escolares, mais particularmente os que se originam nas relações discentes e docentes. Para tanto, foram usados textos literários de autores brasileiros nos quais se percebem marcas dessa relação. A presente análise é um recorte de tese (PUC-SP, 2011) sobre o modelo internato na educação brasileira tendo-se a literatura como fonte investigativa. Apresenta, nos exemplos textuais recolhidos, como principal norteamento teórico a crítica de Adorno sobre os empecilhos nas práticas do magistério, contraposta ao pensamento de G. Snyders, segundo o qual a escola pode ser o espaço para intervenções positivas no sentido da afetividade.

Palavras-chave : Práticas Escolares; Literatura Brasileira; Educação Brasileira; Teoria Crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )