SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ANDERSON-FAITHFUL, Susan  y  BONTEMPI JR, Bruno. Uma “missão para civilizar ”: a visão de educação popular do Sindicato de Mães Anglicanas e da Sociedade de Amigas das Moças (1886-1926).Traducido porSandra Keppler. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.15-44. ISSN 2238-0094.

O Sindicato de Mães (1886) e a Sociedade de Amigas de Moças (1874) eram organizações oficiais da Igreja Anglicana da Inglaterra. Elas desenharam um ideal de feminilidade religiosamente informado e afirmaram a importância das mulheres como exemplos de cidadania cristã com a missão de melhorar a sociedade. Afirmaram a maternidade como um projeto educacional significativo. Este artigo identifica os três principais modos pelos quais esta missão educacional popular foi realizada: primeiro, pelo exemplo da mãe no lar; em segundo, pela educação informal inerente às práticas organizacionais e, em terceiro, pelas práticas educacionais explícitas. A despeito dos valores sociais conservadores, a ampla participação das organizações indica que sua missão de promover as mulheres como educadoras religiosas teve um grande apelo.

Palabras clave : Sindicato de Mães; Sociedade de Amigas de Moças; Igreja Anglicana; Educação; Maternidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )