SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Os relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo como fonte de pesquisa para a história da educação - décadas de 1930 e 1940A formação de professores na gênese do sistema estadual de ensino superior da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CAMPOS, Névio de. Wilson Martins: entre a intelligentsia e a universidade (1951). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.113-144. ISSN 2238-0094.

Este artigo visa analisar a presença de Ortega y Gasset entre o grupo paranaense na década de 1950, particularmente sua presença no pensamento de Wilson Martins, privilegiando o debate em torno das ideias de intelectual e de universidade. Discorre sobre a contribuição desse pensador paranaense no processo de constituição e organização do ensino superior no Paraná e enfatiza que o seu papel consistiu em promover o debate sobre a presença do intelectual na sociedade moderna, atribuindo-lhe a missão de guardião da moral e arauto da renovação cultural, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo da criação do ensino superior. Apoia-se no discurso intitulado “A revolta contra a inteligência e a missão da universidade”, proferido na Universidade do Paraná, em 1951, e na obra História da inteligência brasileira, escritos pelo pensador.

Palavras-chave : Intelectuais; Cultura; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )