SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Usos sociais da cultura escolar prescrita no ensino secundário“Gesticulação nobre, sympathica e attitude digna”: educação do corpo na formação de professoras (Escola Normal Modelo da Capital, Belo Horizonte, 1906-1930 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SASS, Odair  e  MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Ensino secundário e psicologia na década de 1930: a perspectiva de Antônio Carneiro Leão. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.193-219. ISSN 2238-0094.

Analisa-se a organização do ensino secundário em duas obras de Antônio Carneiro Leão (1887-1966), intituladas Tendências e diretrizes da escola secundária (1936) e Introdução à administração escolar (1939). Explora-se a hipótese de que a recorrência à psicologia associa-se às exigências da industrialização: a crítica da educação fundamentada nas ciências e a difusão, no campo educacional, da razão instrumental, ideologia imanente à sociedade industrial. As proposições do educador vinculam-se àquelas que propugnaram a modernização do país, mediante a ciência e a educação, o ensino profissional baseado no trabalho, os princípios da Escola Nova, da psicologia experimental e dos métodos ativos, o nacionalismo e um desenvolvimento social e econômico dentro da ordem (positivismo e evolucionismo).

Palavras-chave : Ensino Secundário; Carneiro Leão; Psicologia; Razão Instrumental; Ideologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )