SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número01Ensino secundário e psicologia na década de 1930: a perspectiva de Antônio Carneiro Leão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MORENO, Andrea; SEGANTINI, Verona Campos; FERNANDES, Gyna de Ávila  e  JESUS, Luciano Jorge de. “Gesticulação nobre, sympathica e attitude digna”: educação do corpo na formação de professoras (Escola Normal Modelo da Capital, Belo Horizonte, 1906-1930. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.01, pp.221-242. ISSN 2238-0094.

Este trabalho enfoca a educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades e a constituição de uma educação physica na formação de professoras na Escola Normal Modelo da Capital, instituição criada em 1906, em Belo Horizonte. As fontes consultadas dão-nos indícios tanto do processo de constituição de disciplinas voltadas à educação do corpo e das sensibilidades (gymnastica, educação das sensibilidades e dos sentidos, trabalhos manuaes, canto etc.) como da maneira que vão se institucionalizando tempos, espaços e práticas com esse fim, revelando também sujeitos envolvidos com esta constituição.

Palavras-chave : Educação do Corpo; Sensibilidade; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )