SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Das escolas de improviso às escolas planejadas: um olhar sobre os espaços escolares da Região Colonial Italiana, Rio Grande do SulEscolas e cidades do sertão (1933-1945): espaço, endereço e arquitetura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MUSIAL, Gilvanice Barbosa da Silva  e  GALVAO, Ana Maria de Oliveira. “Oh! Escarneo! Tendes visto o que é a escola rural; ver uma é ver todas material e moralmente”: um estudo sobre os materiais, os métodos e os conteúdos da escola rural em Minas Gerais (1892-1899). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.77-106. ISSN 2238-0094.

O artigo tem como objetivo apreender as especificidades da escola rural em Minas Gerais, no final do século XIX, no que se refere aos seus materiais, métodos e conteúdos. Foram utilizados, como fontes principais, relatórios de inspetores escolares, dos secretários dos Negócios do Interior e mensagens dos presidentes de Estado. O artigo mostra que as críticas em torno da escola de instrução primária, nos anos iniciais da década de 1890, não se destinavam exclusivamente àquelas localizadas em povoados e aldeias. Ao final da década, no entanto, a escola rural será produzida como rústica e arcaica. Essa produção se dará por meio de um conjunto de práticas que destinou a ela um lugar marginal nas políticas do governo e pela elaboração de uma produção discursiva, sobretudo por narradores advindos das cidades, que passou a identificá-la ao atraso e à precariedade.

Palavras-chave : Escola Rural; Cultura Escolar; Instrução Primária; Minas Gerais; História da Escola Rural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )