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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

PINTO, Rubia-Mar Nunes. Escolas e cidades do sertão (1933-1945): espaço, endereço e arquitetura. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.107-138. ISSN 2238-0094.

O objetivo deste texto é abordar, como discurso da modernidade no estado de Goiás, a conformação da materialidade arquitetônica e urbanística das escolas de sua capital, Goiânia, no momento em que a cidade era planejada, construída e ocupada. Fez-se uso de fontes cartográficas, textuais, iconográficas e orais para analisar a tessitura urbana da cidade-capital e localizar espaço, endereço e arquitetura das escolas. O diálogo teórico dá-se com historiadores da educação brasileira que tratam as relações entre o urbano e o escolar e autores empenhados em demonstrar como o discurso constitui sentidos sobre a cidade. As conclusões sinalizam para o papel da escola no projeto de modernidade em curso em Goiás e para a relevância da materialidade escolar na forja da cultura urbana de Goiânia.

Palavras-chave : Cidade; Escola; Mapa Urbano; Endereço; Arquitetura.

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