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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

KERBER, Alessander; SCHEMES, Claudia  e  PRODANOV, Cleber Cristiano. Memória das práticas educativas durante o primeiro governo Vargas na cidade de Novo Hamburgo - RS. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.139-170. ISSN 2238-0094.

No presente trabalho, analisamos a memória de pessoas que estudaram em escolas étnicas alemãs durante o primeiro governo Vargas (1930-1945), na cidade de Novo Hamburgo - RS. A maior parte das escolas dessa região, naquela época, era comunitária e étnica alemã, sendo que a região foi marcada pelo processo de imigração desencadeado no Brasil no século XIX. Durante o período analisado, houve um processo de reconstrução e massificação de uma versão sobre a identidade nacional brasileira, no qual o sistema educacional sofreu forte impacto. Na região em estudo, houve um processo singular de lutas de representações e violência física e simbólica na afirmação dessa identidade nacional.

Palavras-chave : Identidade Nacional; Memória; Práticas Educativas; Representações.

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