SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Memória das práticas educativas durante o primeiro governo Vargas na cidade de Novo Hamburgo - RSA história da educação em São Paulo: a instrução pública dada a ler nos Annuarios do ensino do estado de São Paulo - 1907-1927 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. As configurações gráficas de livros brasileiros e franceses para ensino da leitura e seus possíveis efeitos no uso dos impressos (séculos XIX e XX). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.171-208. ISSN 2238-0094.

Este estudo visa analisar a utilização de recursos gráficos e tipográficos de sete livros franceses e cinco livros brasileiros do final do século XIX, dirigidos ao aprendizado inicial da leitura. Adotam-se pressupostos da bibliografia material, da história do livro, da leitura e da alfabetização, apresentados nos estudos de Roger Chartier, Donald Mckenzie, Anne-Marie Chartier e Jean Hébrard. Analisando-se a mise en page e instruções, buscou-se compreender as funções cumpridas pela tipografia, espaçamento, colunas, cores, linhas e números ou outros sinais. Constatou-se que métodos de leitura semelhantes optam por recursos diferenciados e há recursos iguais que podem servir a diferentes métodos. Marcas de uso dão indícios de que o recurso gráfico é um tipo de instrumento para pensar a língua e o uso da página.

Palavras-chave : História da Alfabetização; Cultura Escrita; Aspectos Gráfico-Editoriais; Visualidade; Impressos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )