SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02As configurações gráficas de livros brasileiros e franceses para ensino da leitura e seus possíveis efeitos no uso dos impressos (séculos XIX e XX)Projetos educativos para as populações do campo nos anos de 1950 e ProJovem Campo - Saberes da Terra: desenvolvimentismo e proposições dos organismos internacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CASTRO, Rosane Michelli de. A história da educação em São Paulo: a instrução pública dada a ler nos Annuarios do ensino do estado de São Paulo - 1907-1927. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.209-238. ISSN 2238-0094.

Neste artigo buscaram-se a identificação e análise de “aspectos da configuração textual” dos discursos de “altas autoridades” da instrução pública paulista, contidos nos Annuarios do ensino do estado de São Paulo, centralmente naqueles publicados entre 1907 e 1927, sobre a situação e os direcionamentos da instrução pública estadual e do seu professorado. Tal formulação decorreu da necessidade de investigação dos aspectos peculiares ao conjunto desses discursos, ou seja, de um fio condutor por meio e em virtude do qual tais discursos teriam sido produzidos. Concluiu-se, ao final, que a orientação comum aos discursos mencionados era a de proporcionar a ideia de conjunto, um sentido de unidade à esfera da instrução pública no estado, o que caracterizaria o chamado aparelho escolar paulista.

Palavras-chave : Educação; História da Educação; Educação Pública; Annuarios do Ensino do Estado de São Paulo; Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )