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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

HIDALGO, Angela Maria. Projetos educativos para as populações do campo nos anos de 1950 e ProJovem Campo - Saberes da Terra: desenvolvimentismo e proposições dos organismos internacionais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.239-266. ISSN 2238-0094.

Para demonstrar os elementos de continuidade entre as propostas de educação do campo dos anos de 1950 e o Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra na atualidade, relacionou-se o desenvolvimentismo ao papel dos organismos internacionais e aos projetos educativos nesses períodos. Explicitou-se, nos anos de 1950, a modernização da cultura das populações e das técnicas agrícolas como estratégias de obtenção dos benefícios sociais e controle dos movimentos camponeses. Já nas orientações dos organismos internacionais, a partir dos anos de 1990, revelou-se a ênfase na redução da pobreza e preservação do meio ambiente como condições para o desenvolvimento econômico, na proposta do desenvolvimento sustentável, em que o protagonismo dos movimentos sociais do campo é enfatizado.

Palavras-chave : Educação do Campo; Desenvolvimentismo; Educação Rural; Movimentos Sociais e Educação; Organismos Internacionais.

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