SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03El movimiento de la Escuela Nueva en la España franquista (España, 1936-1976): repudio, reconstrucción y recuerdoTempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

RITO, Marcelo  y  AQUINO, Julio Groppa. Natureza, infância e ciência no Brasil dos anos 1920/30: a pedagogia moderna e a Bibliotheca de educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.45-72. ISSN 2238-0094.

O presente artigo propõe-se a examinar a emergência daquilo que se convencionou denominar modernidade pedagógica no Brasil dos anos 1920/30, por meio de uma análise, de vocação genealógica, da racionalidade normativa então vigente, bem como de seus possíveis efeitos sobre a atualidade escolar. Coube-nos, assim, problematizar as investidas devotadas à vinculação determinista entre certas noções de natureza, de infância e de ciência. Tendo como fonte alguns volumes publicados junto à Bibliotheca de educação, importante veículo de difusão de ideias na fase áurea do escolanovismo, a investigação levada a cabo aponta, à luz de uma teorização de viés pós-estruturalista, que as práticas escolares modernas vêm-se firmando como vigorosas matrizes para a forja e o espraiamento de bioidentidades.

Palabras clave : Modernidade Pedagógica; Infância; Normalização; Bioidentidades; Coleção Bibliotheca de Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )