SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primárioA lei n. 5.692/71 e a obrigatoriedade da educação artística nas escolas: passados quarenta anos, prestando contas ao presente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

BRITO, Silvia Helena Andrade de. O ensino de sociologia e a organização do trabalho didático no Colégio Pedro II (1925-1945). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.95-124. ISSN 2238-0094.

Este artigo tem como objeto o ensino de sociologia no Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945. Seu objetivo é explicitar como se entrelaçam uma dada organização do trabalho didático e o ensino de sociologia, considerando a relação educativa e os instrumentos de trabalho utilizados para o ensino dessa disciplina. Suas fontes primárias são as atas da Congregação; programas de ensino e textos escolares de sociologia. Concluindo, as análises realizadas permitiram mostrar a relação educativa estabelecida no ensino dessa disciplina no Pedro II, mediada ainda pela presença de compêndios. Isto revelou o papel de autores como Delgado de Carvalho, que tiveram influência na difusão do conhecimento sociológico, ou seja, na mediação entre um dado corpus teórico e os professores e alunos do ensino secundário.

Palabras clave : Organização do Trabalho Didático; Colégio Pedro II; Ensino de Sociologia; Manuais Didáticos; Delgado de Carvalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )