SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03A Editora do Brasil S/A nos anos 1960-1970: a consolidação de uma editora brasileira no mercado didático e o ensino de educação moral e cívicaProfessoras catarinenses: razões para escolher e permanecer na carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.179-197. ISSN 2238-0094.

As pesquisas sobre o livro didático obtiveram grande crescimento nos anos 1990 e 2000, incorporando aportes da história do currículo e das disciplinas escolares, da história cultural e da história do livro e da leitura. Organizaram-se centros e grupos de pesquisa; promoveram-se projetos e eventos sobre o tema, no âmbito brasileiro e internacional. Este artigo descreve, resumidamente, a constituição desse campo de pesquisa com a formulação de referenciais teóricos e metodológicos, assim como enumera algumas pesquisas recentemente realizadas que exemplificam a atual diversificação temática, que tem permitido examinar o livro didático como elemento fundamental das políticas públicas de educação, das práticas didáticas e da constituição e transmissão dos saberes e da cultura escolar.

Palavras-chave : Didático; Políticas Educacionais; Cultura Escolar; Disciplinas Escolares; Mercado Editorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )