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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SANTOS, Maria Teresa. A questão da instrução/educação: uma leitura de A madrugada (1911-1918). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.13-41. ISSN 2238-0094.

A imprensa escrita conserva discursos e registros temporalizados que criam nexos de sentido com os acontecimentos (FOUCAULT, 2004), sendo fonte indispensável para a investigação histórica da educação (NÓVOA, 2002). Adotando o pressuposto de Isabelle Havelange (2003), que muito está por investigar a respeito da educação feminina, em qualquer dos seus níveis, perspectivas e progressividade, procura-se abordar a questão da instrução/educação num periódico da responsabilidade das republicanas feministas portuguesas, intitulado A Madrugada (1911-1918). O percurso de abordagem revela quer os pressupostos das editoras, como a particularidade do feminismo português, quer as inflexões tomadas, decorrentes da retração educativa do governo republicano.

Palavras-chave : Imprensa Educativa; A Madrugada;; Feministas Republicanas; Portuguesas; Fontes Impressas.

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