SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Trabalho docente na escola primária mineira: um código disciplinar para um agente da modernidadeAs avaliações dos livros didáticos na Comissão Nacional do Livro Didático: a conformação dos saberes escolares nos anos 1940 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

HILSDORF, Maria Lucia Spedo  e  ALEXANDRE, Fernando Luiz. Thales de Andrade, autor de literatura infantil: trajetória e constituição do campo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.129-157. ISSN 2238-0094.

Neste artigo, interpretamos Thales Castanho de Andrade na perspectiva da constituição do campo da literatura infantil, no final dos anos dez e no decorrer dos anos vinte, do século passado, e do confronto com Monteiro Lobato, seu inevitável interlocutor. Tomamos, como pretexto da narrativa e elo entre suas partes, a concepção de literatura proposta por Thales de Andrade em curso sobre o tema, realizado no início dos anos sessenta. O resultado foi que, ao explorarmos os elementos de correlação, construímos a especificidade de suas trajetórias.

Palavras-chave : Literatura Infantil; Trajetória; Thales Castanho de Andrade; Monteiro Lobato; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )