SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Thales de Andrade, autor de literatura infantil: trajetória e constituição do campoPanorama da produção brasileira em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares (2000-2010): entre a História da Educação e a Sociologia do Currículo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FILGUEIRAS, Juliana Miranda. As avaliações dos livros didáticos na Comissão Nacional do Livro Didático: a conformação dos saberes escolares nos anos 1940. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.159-192. ISSN 2238-0094.

Este artigo analisa as avaliações dos livros didáticos realizadas durante os anos 1940 e sua relação com a conformação dos saberes escolares. A política para o livro escolar foi estabelecida pelo decreto-lei n. 1.006/38, que criou a Comissão Nacional do Livro Didático, encarregada de examinar e autorizar os manuais que deveriam ser adotados no país. Buscou-se problematizar a constituição da comissão, compreender quem eram seus membros e os trabalhos que realizavam, centrando-se no estudo das avaliações dos livros didáticos. A análise evidenciou os embates entre os sujeitos envolvidos com as avaliações, que buscavam atualizar os conteúdos e métodos de ensino, de acordo com os programas oficiais e com as pesquisas das áreas científicas, além de conformar uma ortografia oficial para o país.

Palavras-chave : Comissão; Nacional do Livro Didático; Avaliação; Livro Didático; Disciplinas Escolares; Política Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )