SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01As avaliações dos livros didáticos na Comissão Nacional do Livro Didático: a conformação dos saberes escolares nos anos 1940Surgimento e consolidação do Estado federativo no Brasil: implicações na gestão da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FONSECA, Maria Veronica Rodrigues da; XAVIER, Marcele Torres; VILELA, Carolina de Lima  e  FERREIRA, Marcia Serra. Panorama da produção brasileira em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares (2000-2010): entre a História da Educação e a Sociologia do Currículo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.193-225. ISSN 2238-0094.

O artigo investiga como têm sido construídos, na recente produção brasileira (2000-2010), os estudos em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares. Buscando caracterizar como têm se estabelecido os diálogos entre a Sociologia do Currículo e a História da Educação, analisa textos de ambas as áreas na ANPEd e em periódicos nacionais, identificando aproximações para além de seus recortes temáticos e temporais, as quais se reportam aos referenciais teórico-metodológicos e ao estabelecimento de diálogos com outras áreas de produção de conhecimento. Dialogando com Pierre Bourdieu e Ivor Goodson, a análise evidencia a existência de disputas acerca de que campo do conhecimento - e, consequentemente, de que comunidade disciplinar -“poderia” ou “deveria” assumir esses estudos.

Palavras-chave : Currículo; História Cultural; História da Educação; História das Disciplinas Acadêmicas e Escolares; Historiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )