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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

ANDRADE, Edson Francisco de. Surgimento e consolidação do Estado federativo no Brasil: implicações na gestão da educação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.01, pp.227-253. ISSN 2238-0094.

O presente texto discorre sobre a relação entre o federalismo como forma particular de organização do Estado e sua interface com o campo da gestão da educação. Analisa-se, inicialmente, o significado histórico e político da construção do Estado nacional no Brasil, bem como sua imprescindibilidade para a otimização do atendimento às demandas sociais no país. Em seguida, tematiza-se a relação entre a concepção de federalismo incorporada ao caso brasileiro e o modelo de gestão sistêmica em processo de incorporação ao campo educacional. Nas considerações finais, destaca-se a urgência da construção do sistema nacional de educação, na perspectiva de instituir mecanismos do pacto federativo na educação.

Palavras-chave : Estado; Federalismo; Gestão Sistêmica da Educação; Sistema Nacional de Educação; Descentralização.

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