SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02O conceito de “transferência educacional” na história da educação comparada: continuidades e rupturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de  e  BELTRAN, Claudia Ximena Herrera. Uma educação para a sensibilidade: circulação de novos saberes sobre a educação do corpo no começo do século XX na Ibero-América. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.15-43. ISSN 2238-0094.

O texto analisa práticas de produção, circulação e apropriação de saberes sobre a educação do corpo entre o final do século XIX e o começo do XX. Recorre a fontes de natureza distinta, procurando mostrar pontos de contato entre iniciativas reformadoras, perguntando como e quando as novas formas de pensar a educação do corpo e das sensibilidades se deslocaram da América Latina à Europa ou o seu contrário. Cremos que os vetores dessas novas formas não tinham mão única - da Europa a nossos países; também daqui partiam experiências que qualificariam a instrução pública em terras europeias. Nosso olhar se volta às experiências de Argentina, Brasil, Colômbia e Espanha, tentando compreender aqueles deslocamentos a partir dos mediadores culturais propostos pela perspectiva das histórias conectadas.

Palavras-chave : História da Escolarização; História do Currículo; Histórias Conectadas; Educação dos Sentidos e das Sensibilidades; História das Práticas Corporais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )