SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Uma educação para a sensibilidade: circulação de novos saberes sobre a educação do corpo no começo do século XX na Ibero-AméricaRepresentações de negros em livros escolares de leitura utilizados nas escolas primárias pernambucanas (1843-1897) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BEECH, Jason  e  RABELO, Rafaela Silva. O conceito de “transferência educacional” na história da educação comparada: continuidades e rupturas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.45-71. ISSN 2238-0094.

Este artigo analisa noções de “transferência” na literatura da educação comparada, buscando continuidades e descontinuidades na forma como o processo de transferência educacional tem sido interpretado. A análise mostra que o tema da transferência tem sido fundamental, na educação comparada, desde o começo do século XIX até a atualidade. Apesar de algumas das questões abordadas no campo desde suas origens ainda serem cruciais hoje, sugere-se, na parte final do estudo, que esses problemas deveriam agora ser tratados em um mundo cujo espaço educacional tem se tornado mais complexo, à medida que atores supranacionais e subnacionais se fazem crescentemente importantes na produção e na reprodução de conhecimento especializado sobre educação.

Palavras-chave : Educação Comparada; Transferência Educacional; Influências Externas; História da Educação Comparada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )