SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02O conceito de “transferência educacional” na história da educação comparada: continuidades e rupturasArticulações entre a política e a educação no processo de expansão da escolarização primária no interior fluminense (1937-1954) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

ARANTES, Adlene Silva. Representações de negros em livros escolares de leitura utilizados nas escolas primárias pernambucanas (1843-1897). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.73-99. ISSN 2238-0094.

O presente estudo se propôs a investigar imagens e representações de negros veiculadas nos livros escolares de leitura que circulavam nas escolas primárias pernambucanas no século XIX. A pesquisa foi norteada pelos pressupostos da Nova História Cultural, da História do Livro e da História da Leitura. Utilizamos como fontes principais de pesquisa os livros escolares de leitura adotados nas escolas primárias no período estudado e, como fontes complementares, pareceres sobre os livros escolares, relatórios da instrução pública e legislação educacional. Percebemos que os livros traziam os negros representados como inferiores, incivilizados e, mesmo quando eram considerados como heróis, como é o caso de Zumbi e Henrique Dias, a sua cor interferia no heroísmo.

Palabras clave : Educação Oitocentista; Livros Escolares; Representações de Negros; Pernambuco.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )