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Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

RIZZINI, Irma  y  BARROS, Raquel Souza de. Articulações entre a política e a educação no processo de expansão da escolarização primária no interior fluminense (1937-1954). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.101-132. ISSN 2238-0094.

O trabalho tem por objetivo analisar o processo de expansão do ensino primário no estado do Rio de Janeiro, nas duas gestões de Amaral Peixoto: em 1937, quando foi nomeado interventor federal pelo presidente Getúlio Vargas, e em 1951, ao ser empossado governador pelo voto popular. Os sentidos aqui atribuídos aos projetos de educação do povo, abarcando especialmente as áreas rurais, foram apreciados a partir de um corpus documental composto por: relatórios e estudos publicados por setores do governo, legislação educacional, pedidos de abertura de escolas e correspondências de Amaral Peixoto. Verificou-se que, sobretudo, as escolas típicas rurais, representando a modernização do campo, serviram de instrumentos de mediação entre lideranças e as populações locais, visando à consolidação do projeto político do interventor.

Palabras clave : Escolarização Primária; Escolas Rurais; Ernani do Amaral Peixoto; Estado do Rio de Janeiro.

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