SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Urbanização e escolarização nos estudos sobre instituições escolares“Tudo presta a quem tudo precisa”: os discursos sobre a escolarização da infância pobre, presentes na Revista do Ensino, de Minas Gerais (1925-1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CAMARA, Sônia. Inspeção sanitária escolar e educação da infância na obra do médico Arthur Moncorvo Filho. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.57-86. ISSN 2238-0094.

Este artigo objetiva refletir acerca das concepções que mobilizaram a criação do Serviço de Inspeção Sanitária Escolar, concebida pelo médico Arthur Moncorvo Filho, na gestão do prefeito Serzedello Corrêa, no Distrito Federal, em 1910. A perspectiva proposta era a de que o Serviço alargasse o campo de atuação do médico sobre a infância, disseminando preceitos higiênicos a um público mais amplo da sociedade da época. Pensar sobre as formas como o saber médico perspectivou a escola e os sujeitos sociais contribui para entendermos como os saberes (médico e pedagógico) instituíram interfaces e perfis que condicionaram a invenção do lugar da criança normal e anormal na escola das primeiras décadas do Brasil republicano.

Palavras-chave : Intelectual; Higiene Escolar; Infância; Inspeção Sanitária; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )