SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Inspeção sanitária escolar e educação da infância na obra do médico Arthur Moncorvo FilhoUsos da história na formação de pessoas: as experiências do Marquês de Condorcet (1743-1794) e de Immanuel Kant (1724-1804) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

GUIMARAES, Paula Cristina David. “Tudo presta a quem tudo precisa”: os discursos sobre a escolarização da infância pobre, presentes na Revista do Ensino, de Minas Gerais (1925-1930). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.87-116. ISSN 2238-0094.

Este trabalho investiga os principais discursos direcionados à educação da infância pobre, veiculados pela Revista do Ensino, de Minas Gerais, entre os anos de 1925 e 1930. Para tal empreendimento, foi realizada a análise documental de 52 números da Revista do Ensino e também a consulta de parte da legislação do período em questão. Como referencial teórico-metodológico, foram adotadas as chamadas “ferramentas foucaultianas”, principalmente aquelas que nos ajudam a compreender as “relações de poder e saber”, bem como a “produção de verdades” no interior dos discursos. Os resultados da pesquisa apontam que a escolarização da infância pobre foi vista, pelos discursos pesquisados, como condição considerada primordial para que o aluno se tornasse um cidadão produtivo para a sociedade.

Palavras-chave : Infância Pobre; Escolarização; Revista do Ensino; Discurso Moral; Discurso Médico; Discurso da Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )