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Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

FREITAS, Itamar. Usos da história na formação de pessoas: as experiências do Marquês de Condorcet (1743-1794) e de Immanuel Kant (1724-1804). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.117-146. ISSN 2238-0094.

Este artigo examina a posição de dois pensadores da ilustração - Immanuel Kant (1724/1804) e Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat (1743/1794) - e se propõe a responder à seguinte questão: se não se nasce pessoa, mas torna-se pessoa, qual o lugar da história na formação dos humanos no período anterior à referida autonomização da disciplina escolar? Aqui são examinados os textos por eles produzidos entre 1791 e 1803 que anunciam as visões de homem, vida, filosofia da história, história empírica e educação humana, com o objetivo de discutir a presença da história como saber ensinável no século XVIII, contribuindo para o conhecimento dos usos da história na formação de pessoas numa perspectiva de longa duração.

Palabras clave : Usos da História; Ensino de História; Condorcet; Kant; Século XVIII.

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