SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Objetos em viagem: discursos pedagógicos acerca do provimento material da escola primária (Brasil e Portugal, 1870 - 1920)A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de pedagogia (Brasil e Portugal, 1870 - 1920) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SILVA, Carlos Manique da. O tema dos “modos de ensino” nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX - anos de 1920). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.235-256. ISSN 2238-0094.

O estudo analisa um conjunto de livros de Pedagogia, Metodologia e Pedologia destinados à formação de professores do ensino primário e publicados entre a segunda metade de Oitocentos e os anos de 1920, em Portugal e no Brasil. O objetivo é o de evidenciar a forma como essas publicações - entendidas como espaço social e cultural da recepção e da difusão do conhecimento - fazem circular saberes que deviam ser mobilizados pelos normalistas. O que interessa, em particular, é atender à forma como uma realidade é apreendida nos ditos manuais, privilegiando uma entrada: o debate sobre os “modos de ensino”. Um debate que reflete importantes mutações no exercício técnico-pedagógico da atividade docente e que tem essencialmente a ver com a adequada execução do ensino simultâneo, o mesmo é dizer, com a gestão da heterogeneidade na sala de aula.

Palavras-chave : Manuais Pedagógicos; Conhecimento Pedagógico; Internacionalização e Circulação de Saberes Pedagógicos; Individualização do Ensino; Escola Graduada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )