SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03O tema dos “modos de ensino” nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX - anos de 1920)A mão, o cérebro, o coração. Prescrições para a leitura em manuais escolares para o curso normal (1940 - 1960/ Brasil-Portugal) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SOUZA, Rosa Fátima de. A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de pedagogia (Brasil e Portugal, 1870 - 1920). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.257-284. ISSN 2238-0094.

This article seeks to understand the production of the modern school in Brazil and Portugal at the turn of the 20th century. The analysis falls on the pedagogical knowledge constituted around school programs disseminated in pedagogical manuals at the Normal Schools in Brazil and Portugal. The study uses three teacher training manuals as source of information: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício (1874), by Mr. Daligault; Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário (1870), by José Maria da Graça Affreixo and Henrique Freire; and Lições de metodologia (1920), by Bernardino da Fonseca Lage.

Palavras-chave : The History of Primary School; School Culture; Didactic Manuals; History of Curriculum; Primary School Programs.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )