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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SOUZA, Rosa Fátima de. A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de pedagogia (Brasil e Portugal, 1870 - 1920). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.257-284. ISSN 2238-0094.

Este texto busca compreender a produção da escola moderna no Brasil e em Portugal, na transição do século XIX para o século XX. A análise recai sobre os saberes pedagógicos constituídos em torno dos programas escolares disseminados em manuais de Pedagogia e de Metodologia que circularam nas Escolas Normais do espaço luso-brasileiro. O estudo utiliza como fontes documentais três manuais para a formação de professores: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício, por Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário, de José Maria da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de metodologia, de Bernardino da Fonseca Lage (1920).

Palavras-chave : História da Escola Primária; Cultura Escolar; Manuais Didáticos; História do Currículo; Programas do Ensino Primário.

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