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Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

CUNHA, Maria Teresa Santos. A mão, o cérebro, o coração. Prescrições para a leitura em manuais escolares para o curso normal (1940 - 1960/ Brasil-Portugal). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.285-310. ISSN 2238-0094.

Os manuais escolares se firmaram, no Brasil e em Portugal, para uso de professores e alunos desde os finais do século XIX e se consolidaram ao longo do século XX como instrumentos/objetos da cultura escolar. Este texto analisa um manual escolar produzido no Brasil em 1955 - Lições de Pedagogia, 1º ano, de Aquiles Archêro Júnior -, para uso nas Escolas Normais que, nas prescrições para o ato de ler, dialogou com um manual produzido em Portugal em 1949, com circulação no Brasil - A arte da leitura, de Mário Gonçalves Viana. A investigação centra-se nas prescrições para o ensino da leitura na escola e procura ressaltar como os autores integraram conhecimentos que contribuíram para fazer da leitura um saber escolarizado.

Palabras clave : Manuais Escolares; Leitura; Cultura Escolar; História da Educação.

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