SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de pedagogia (Brasil e Portugal, 1870 - 1920) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CUNHA, Maria Teresa Santos. A mão, o cérebro, o coração. Prescrições para a leitura em manuais escolares para o curso normal (1940 - 1960/ Brasil-Portugal). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.285-310. ISSN 2238-0094.

Os manuais escolares se firmaram, no Brasil e em Portugal, para uso de professores e alunos desde os finais do século XIX e se consolidaram ao longo do século XX como instrumentos/objetos da cultura escolar. Este texto analisa um manual escolar produzido no Brasil em 1955 - Lições de Pedagogia, 1º ano, de Aquiles Archêro Júnior -, para uso nas Escolas Normais que, nas prescrições para o ato de ler, dialogou com um manual produzido em Portugal em 1949, com circulação no Brasil - A arte da leitura, de Mário Gonçalves Viana. A investigação centra-se nas prescrições para o ensino da leitura na escola e procura ressaltar como os autores integraram conhecimentos que contribuíram para fazer da leitura um saber escolarizado.

Palavras-chave : Manuais Escolares; Leitura; Cultura Escolar; História da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )