SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Política, poder e instrução: a educação feminina no método Lancasteriano (uma análise da lei 15 de outubro de 1827, à luz do ensino mútuo) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

THOMAS, Jèrôme. As crianças tupinambás e sua educação no século XVI: ternura, dor, obediência.Traducido porCarmen Lúcia Soares. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.23-47. ISSN 2238-0094.

Ritos de passagem socializam os membros mais jovens de uma dada sociedade. Os tupinambás não são exceção. No século XVI, os portugueses se impressionam com modelos de socialização entre os tupinambás, em particular, a couvade, que pouco compreendem e logo assimilam à barbárie. No entanto, são eles que permitem tecer elos sociais, integrar idades e instaurar uma diferença de gêneros. Distante de uma visão ideológica veiculada pelos portugueses que apresentam essas comunidades sem regras educativas, a sociedade tupinambá, ao contrário, é estruturada e preocupada com a educação de suas crianças.

Palabras clave : Educação; Tupinambá; Brasil; Corpos; Rituais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )