SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Política, poder e instrução: a educação feminina no método Lancasteriano (uma análise da lei 15 de outubro de 1827, à luz do ensino mútuo) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

THOMAS, Jèrôme. As crianças tupinambás e sua educação no século XVI: ternura, dor, obediência.Traduzido porCarmen Lúcia Soares. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.23-47. ISSN 2238-0094.

Ritos de passagem socializam os membros mais jovens de uma dada sociedade. Os tupinambás não são exceção. No século XVI, os portugueses se impressionam com modelos de socialização entre os tupinambás, em particular, a couvade, que pouco compreendem e logo assimilam à barbárie. No entanto, são eles que permitem tecer elos sociais, integrar idades e instaurar uma diferença de gêneros. Distante de uma visão ideológica veiculada pelos portugueses que apresentam essas comunidades sem regras educativas, a sociedade tupinambá, ao contrário, é estruturada e preocupada com a educação de suas crianças.

Palavras-chave : Educação; Tupinambá; Brasil; Corpos; Rituais.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )