SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01As crianças tupinambás e sua educação no século XVI: ternura, dor, obediênciaImprensa e instrução pública no império: o modo epistolar nos jornais do Rio de Janeiro e da Paraíba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

FERREIRA, Dirce Nazaré Andrade  e  SCHWARTZ, Cleonara Maria. Política, poder e instrução: a educação feminina no método Lancasteriano (uma análise da lei 15 de outubro de 1827, à luz do ensino mútuo). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.49-72. ISSN 2238-0094.

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que trata do Método Lancasteriano aplicado na Inglaterra do século XIX e inscrito na legislação educacional brasileira em 1827, trazendo as escolas para meninas. Foram pesquisados o Método Lancasteriano aplicado em Londres nas escolas femininas e as estratégias políticas contidas na Legislação brasileira, analisando-se as diferenciações das duas sociedades. Na pesquisa, foram abordadas algumas categorias peculiares do Brasil e da Inglaterra, tais como: o momento político, o locus socioeconômico, o incentivo à escolarização feminina e a diferenciação de gênero, contidas no currículo escolar, na exigência de docentes femininas e na ocupação sociopolítica de homens e mulheres. Para construir a pesquisa, foi utilizado o método indiciário.

Palavras-chave : Método Lancasteriano; Ensino; Gênero; Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )