SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Política, poder e instrução: a educação feminina no método Lancasteriano (uma análise da lei 15 de outubro de 1827, à luz do ensino mútuo)A educação da mulher em Pernambuco no século XIX: recortes sobre a Escola Normal da Sociedade Propagadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

SENA, Fabiana. Imprensa e instrução pública no império: o modo epistolar nos jornais do Rio de Janeiro e da Paraíba. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.73-97. ISSN 2238-0094.

Este artigo busca tornar visível como os periódicos nas províncias da Paraíba e do Rio de Janeiro veiculavam as notícias sobre educação e instrução pública no Império por meio da escrita epistolar. Para tanto, as epístolas localizadas nos jornais dessas províncias foram analisadas por meio das regras e dos modelos de composição difundidos pelos manuais epistolares, por considerar que a estrutura discursiva está impregnada de intenção persuasiva. Por meio das cartas sobre instrução pública, foi possível verificar a escrita ordinária de sujeitos que compõem a instrução pública da época, possibilitando compreender o cotidiano de uma comunidade de leitores, tomando conhecimento do que faziam, liam, escreviam ou pensavam no Império.

Palabras clave : Imprensa; Cartas; Instrução Pública; Império.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )