SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Imprensa e instrução pública no império: o modo epistolar nos jornais do Rio de Janeiro e da ParaíbaUm conhecimento complexo: o historiador da educação e as circulações transfronteiriças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MONTEIRO, Ivanilde Alves  e  GATI, Hajnalka Halász. A educação da mulher em Pernambuco no século XIX: recortes sobre a Escola Normal da Sociedade Propagadora. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.99-126. ISSN 2238-0094.

A partir de pesquisas sobre o processo de inserção da mulher no magistério, no final do século XIX, este artigo discutirá a importância da criação da Escola Normal para Senhoras da Sociedade Propagadora da Instrução Pública em 1872, surgida no seio da sociedade civil, não tutelada pelo Estado e que objetivava inserir a mulher no mundo do trabalho por meio de uma atividade para a qual, acreditava-se, ela estava naturalmente ‘destinada’. O estudo é de natureza bibliográfica e documental, a partir de estatutos, regimentos, regulamentos e memória da Sociedade Propagadora, relatórios dos inspetores de instrução e periódicos da época. É importante ressaltar a crença nos poderes da instrução e da educação para a implantação de uma desejada sociedade moderna, fundada na urbanização e industrialização.

Palavras-chave : Magistério; Mulher; Educação; Sociedade Propagadora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )