SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01A educação da mulher em Pernambuco no século XIX: recortes sobre a Escola Normal da Sociedade PropagadoraA formação dos estados europeus e a escolarização das línguas nacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

LAWN, Martin. Um conhecimento complexo: o historiador da educação e as circulações transfronteiriças.Traducido porRafaela Silva Rabelo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.127-144. ISSN 2238-0094.

Os historiadores da educação vêm enfrentando problemas que, devido a diferentes razões de cunho tradicional, têm sido evitados. Ainda há fortes limites e fronteiras em torno de nosso trabalho que nos disciplina e para os quais ainda estamos sistematicamente cegos. A história da educação tem tratado seu objeto de estudo como se fosse naturalmente nacional e com fronteiras impermeáveis. Nesse sentido, ao participar de um projeto interdisciplinar cujo tema constantemente revelava suas ligações transfronteiriças e transnacionais, a questão da complexidade ficou evidente. No presente artigo, fragmentos do projeto são discutidos, visando levantar questões que considero interessantes e que provocam reflexões acerca da pesquisa em história contemporânea da educação.

Palabras clave : Conhecimento Complexo; Transnacional; Circulação; Nacionalismo Metodológico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )