SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Um conhecimento complexo: o historiador da educação e as circulações transfronteiriçasEscritos sob os regimes políticos de Vargas e Mussolini: para uma fascistização da infância? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

OLIVEIRA, Luiz Eduardo. A formação dos estados europeus e a escolarização das línguas nacionais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.145-164. ISSN 2238-0094.

O desenvolvimento dos estudos filológicos provocou, entre as nações europeias, a reivindicação da primazia no tempo. Assim, a velha correspondência ‘uma língua, uma nação’ passou a assegurar o seu valor não mais no passado, mas no futuro, adquirindo um novo sentido, pois os Estados europeus vão fazer da aprendizagem e do uso de uma língua oficial uma obrigação para todos os cidadãos. Este artigo busca contribuir para uma reflexão acerca do lento processo de constituição das línguas vernáculas como línguas nacionais, investigando o modo como a generalização dos sistemas nacionais de educação promoveu a escolarização de suas línguas administrativas e literárias, proporcionando-lhes os elementos necessários para sua configuração como disciplinas escolares.

Palabras clave : Ensino de línguas; Disciplina Escolar; Estado-Nação; História da Educação; Identidade Nacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )