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Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SANTOS, Ademir Valdir dos. Escritos sob os regimes políticos de Vargas e Mussolini: para uma fascistização da infância?. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.165-193. ISSN 2238-0094.

Este estudo analisa a escola no regime de Vargas no Brasil e no de Mussolini, na Itália. Tem como base fontes relacionadas a escritos escolares e à infância: cadernos, livros, jornais, ata, fotografias, panfleto, legislação e objetos da cultura material. Interroga sobre as possibilidades de fascistização por meio do currículo e da propaganda. Evidencia-se a utilização de materiais escolares como artifício ideológico dos governos totalitários. A análise das relações entre as escritas escolares e os contextos brasileiro e italiano revelou a potência das atividades político-culturais de doutrinamento da escola. Delinearam-se possibilidades de fascistização em ambos os países, por meio de elementos ora similares, ora contrastantes, corroborando a conceitualização problematizada.

Palavras-chave : Escola; Fascistização; Escrita Infantil; Brasil; Itália.

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