SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Escritos sob os regimes políticos de Vargas e Mussolini: para uma fascistização da infância?A carne do mercado: livros didáticos e o florescimento do comércio livreiro na cidade do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

OSINSKI, Dulce Regina Baggio  e  SIMAO, Giovana. Emma Kleè Koch e as exposições de arte infantil: rituais coloridos pela educação moderna (1949-1952). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.195-222. ISSN 2238-0094.

Este artigo analisa as exposições de arte infantil organizadas pela artista e educadora polonesa radicada em Curitiba Emma Kleè Koch (1904-1975). Essas mostras foram realizadas como parte das ações do Departamento de Ensino Artístico da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná (1949-1952), sob a administração de Erasmo Pilotto, intelectual e educador identificado com o ideário da Escola Nova. Utilizando como fontes documentos oficiais, listas de assinaturas de exposições, projetos governamentais, plataforma de governo, artigos de jornais e outros escritos da educadora, busca-se perceber as relações que permeiam a ideia de modernidade e que se fazem na confluência dos campos da política, da educação e da arte.

Palavras-chave : Emma Kleè Koch; Exposições de arte Infantil; Arte e educação Moderna.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )