SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Emma Kleè Koch e as exposições de arte infantil: rituais coloridos pela educação moderna (1949-1952)Perfis docentes: prestígio e hierarquia no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (anos 1950-60) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

SILVA, Alexandra Lima da. A carne do mercado: livros didáticos e o florescimento do comércio livreiro na cidade do Rio de Janeiro. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.223-249. ISSN 2238-0094.

Analisar a relação entre o florescimento do mercado editorial e o significativo investimento na publicação de livros didáticos, particularmente dos manuais didáticos de História do Brasil, é o objetivo deste trabalho. Através de fontes variadas, tais como livros didáticos, catálogos e almanaques de editoras, anúncios em periódicos, dentre outras, este estudo busca compreender mudanças e permanências na produção de livros didáticos de história no bojo da ampliação da cultura letrada no Rio de Janeiro, desde meados do século XIX às décadas iniciais do século XX. Procura indicar as ações de alguns dos sujeitos envolvidos nesse processo - autores, livreiros, editores, professores - no sentido de compreender os significados da vulgarização do conhecimento histórico por meio dos manuais do ensino.

Palavras-chave : Livros Didáticos; Mercado Editorial; História da Educação; Conhecimento Histórico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )