SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01A carne do mercado: livros didáticos e o florescimento do comércio livreiro na cidade do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

LOPES, Sonia de Castro. Perfis docentes: prestígio e hierarquia no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (anos 1950-60). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.251-271. ISSN 2238-0094.

O artigo pretende focalizar a identidade de professores que lecionaram no curso normal do ‘Instituto de Educação do Rio de Janeiro’ entre as décadas de 1950 e 1960, investigar seus processos de formação, as formas de acesso e hierarquização, bem como os percursos profissionais. Para além das semelhanças que os unem como profissionais identificados com a instituição onde trabalham e o apelo à ‘vocação’ como justificativa maior na escolha da carreira abraçada, foi possível perceber um processo de hierarquização nesse corpo docente que se relacionava: a) às ‘disciplinas ministradas’; b) às ‘instâncias por onde esses professores circulavam’; c) à grande repercussão obtida pela ‘circulação dos livros didáticos’ por eles produzidos.

Palavras-chave : Instituto de Educação do Rio de Janeiro; Formação de Professores; Identidade; Trajetórias Profissionais; Docentes do Curso Normal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )