SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Para bem formar uma personalidade normal. Discursos sobre como educar as crianças em revistas de Educação Familiar (1945-1958)Docência, pesquisa e construção democrática: as contribuições de Rui Grácio e Rogério Fernandes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

OLIVEIRA, Iranilson Buriti  e  FREIRE, Leonardo Querino. ‘É o bom professor que prepara o bom patriota’: interfaces entre educação e saber médico na Paraíba (1919-1945). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.02, pp.53-76. ISSN 2238-0094.

O objetivo deste estudo consiste em analisar os diálogos e as aproximações entre os campos de saber médico e educacional, na Paraíba, no período compreendido entre 1919 e 1945. Nossa intenção é problematizar o modo como os diferentes sujeitos paraibanos dessa época se relacionavam com a educação sanitária, principalmente os alunos da escola primária. Fundamentamos nossas reflexões a partir de discursos e escritos políticos, textos jornalísticos e correspondências trocadas pelos médicos paraibanos da época. A análise dessas experiências socioculturais foi estruturada a partir de um aporte teórico-metodológico baseado nas contribuições da Nova História Cultural, a exemplo de Roger Chartier e Michel de Certeau.

Palavras-chave : Saúde; Educação; Paraíba.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )