SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Docência, pesquisa e construção democrática: as contribuições de Rui Grácio e Rogério FernandesO domínio dos bacharéis no ensino acadêmico de história em terras sergipanas (1951-1962) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

BERTUCCI, Liane Maria  e  SILVA, Silvana C. H. Prestes da. A gripe, os órfãos e a educação para o trabalho no asilo São Luiz de Curitiba (1918-1937). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.02, pp.103-133. ISSN 2238-0094.

Em Curitiba (estado do Paraná), no final da década de 1910, entre as instituições que se dedicavam à educação para o trabalho, destacou-se, pela singularidade, o Asilo São Luiz. Fundado em 1º de janeiro de 1919 pelas Irmãs de São José para amparar órfãos da gripe espanhola, em poucas semanas, o Asilo passou a abrigar também outros menores, e a preocupação com a inserção social dos asilados motivou a organização, além do ensino primário, de cursos profissionalizantes de marcenaria, sapataria e alfaiataria. Partindo de pressupostos da história social da cultura, o texto procura resgatar aspectos das histórias desses educandos e, assim, vislumbrar a sociedade curitibana das primeiras décadas do século XX.

Palavras-chave : Educação Profissional; Menor; Asilo São Luiz (Curitiba); Gripe Espanhola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )