SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Cérebros cor-de-rosa e educação: uma análise pós-feminista da neurociência e do neurossexismoA recepção da obra de Binet e dos testes psicométricos no Brasil: contrafaces de uma história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

NARODOWSKI, Mariano. Infancia, pasado y nostalgia: cambios en la transmisión intergeneracional. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.02, pp.191-214. ISSN 2238-0094.

O artigo questiona a matriz teórica durkheimiana de explicação dos processos educativos - segundo a qual as gerações mais velhas pré-formavam as gerações mais jovens - visando mostrar que esse esquema se aplica somente em certas circunstâncias históricas. Na atual época pré-figurativa, a antiga assimetria da relação adultos-crianças/adolescentes vai sendo obscurecida por vínculos nivelados entre equivalentes. Utilizando o referencial fornecido por S. Boym, são distinguidos relatos nostálgicos reconstrutivos, que historiam o passado para recolocá-lo no presente e relatos nostálgicos reflexivos, que recorrem ironicamente ao passado para assimilar e compreender um presente que já não é mais marcado por vínculos intergeracionais assimétricos.

Palabras clave : Infâncias; Cultura Pré-Figurativa; Cultura Pós-Figurativa; Nostalgias; Transmissão Intergeracional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )