SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Infancia, pasado y nostalgia: cambios en la transmisión intergeneracionalG. Stanley Hall e o child study: Estados Unidos de fins do século XIX e começo do século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

CAMPOS, Regina Helena de Freitas; GOUVEA, Maria Cristina Soares de  e  GUIMARAES, Paula Cristina David. A recepção da obra de Binet e dos testes psicométricos no Brasil: contrafaces de uma história. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.02, pp.215-242. ISSN 2238-0094.

O artigo analisa a recepção da obra de Alfred Binet e a introdução dos testes de inteligência no Brasil, nas primeiras décadas do século XX. São focalizados autores que, no diálogo com a obra do psicólogo francês, produziram críticas à interpretação das medidas da inteligência no sistema educacional, ou enfrentaram resistências para o uso dos testes nas escolas. Destacam-se três autores: Manoel Bomfim, diretor do Pedagogium/RJ, responsável pela introdução da obra de Binet no Brasil; Maria Lacerda de Moura, líder anarquista e professora da Escola Normal de Barbacena; e Helena Antipoff, psicóloga russa que propôs o conceito de ‘inteligência civilizada’ para descrever o efeito da cultura nos resultados dos testes realizados com crianças de escolas mineiras nos anos de 1930.

Palavras-chave : Psicometria; Testes Psicométricos; Alfred Binet; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )